Vamos lhe explicar aqui como se dá o processo de abertura da sua empresa, vamos abordar as naturezas jurídicas existentes hoje. E também aqui você vai entender como um contabilidade especializada e bem organizada pode lhe ajudar com apoio empresarial e você alcançar o sucesso do seu negócio.
Se você precisa tirar dúvidas de todo esse processo de abertura de uma empresa, organizá-la de maneira correta para não ter que enfrentar problemas futuros, como pagar impostos em duplicidade, é só continuar lendo que vai entender tudo isso.
Mas se você já conhece todo esse processo e pretende nos contratar para cuidar da contabilidade da sua empresa clique abaixo e converse conosco:
Muitos por não aprofundar o conhecimento a respeito da legalização da empresa, pensa que é um processo muito burocrático e também dispendioso, assim muitos acabam desistindo do seu sonho e trabalham na informalidade. Porém, na informalidade, aquele que poderia crescer todos os anos com a sua empresa fica limitado, e sua mentalidade aos poucos vai ficando limitada também por pensar que não pode crescer para não ter que pagar impostos.
Mas na verdade a pessoa que trabalha sem registros pode acabar pagando mais impostos que se estivesse com tudo registrado, porque quando ultrapassar um certo limite de faturamento vai ter pagar esses tributos sem nenhum planejamento e muito acima do que precisaria se regularizasse a sua empresa bem planejada e organizada.
Entender que o momento da abertura da empresa é muito importante para planejar, reduzir a carga tributária acertando alíquotas menores, e também para evitar problemas futuros para o seu negócio. Portanto, é crucial para quem está projetando trabalhar por conta e quer prosperar no mundo empresarial.
No momento da abertura e também para manter a sua empresa em ordem você vai precisar de um contador especializado no seu segmento, com isso você pode contar com os nossos serviços para lhe dar apoio empresarial.
Naturezas Jurídicas que você pode se enquadrar
Nesse momento surgem muitas dúvidas, decisões que o empresário talvez nunca tenha ouvido fala, por isso uma boa orientação que facilite o entendimento é muito importante. Mas entre entre essas decisões está a Natureza Jurídica, ou também tipo de empresa, onde mudam várias coisas em relação a empresa, mas o mais importante é a responsabilidade dos sócios sobre a empresa. Para lhe facilitar o entendimento relacionamos as principais naturezas jurídicas, sendo elas:
MEI – Microempreendedor Individual não um tipo de empresa que foi criada com o intuito de retirar os empreendedores da informalidade, criado pela Lei Complementar 128/2008, tem regrar específicas e trás bastante limitações para empreendedor, como valor do faturamento, o número de funcionários contratados, atividades e também limites no acesso ao crédito.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal trás como característica principal a possibilidade uma pessoa abrir a sua empresa sem a necessidade de um ou mais sócios. É a natureza jurídica mais usada hoje. Ela trás um ótimo benefício que é proteção dos bens pessoais em caso de dívidas no CNPJ. É a melhor opção quando você está no MEI e a empresa cresce e deve escolher outro tipo de empresa.
Sociedade Empresária Limitada – No geral essa natureza jurídica trás os mesmos benefícios que a SLU, porém deve ter você e mais um ou mais sócios. Lembrando que também protege os bens pessoais dos sócios.
Empresário Individual – O EI é muito semelhante ao SLU, porém a desvantagem é que não há aquele limite do capital social investido na empresa, ou seja, não separa a responsabilidade financeira empresarial dos bens patrimoniais do empresário, ficando esta, uma natureza jurídica, mesmo assim é bastante utilizada.
Sociedade Simples – É destinado a profissões regulamentadas, onde o empresário, com ou sem sócios, deve registrar o contrato social no cartório. Por exemplo, dois advogados resolvem alugar uma sala para trabalhar em conjunto, assim ter todos os registros devem abrir uma sociedade simples.
SPE – Sociedade de Propósito Específico, têm como característica, a sua abertura para um projeto específico. Pode ser limitada ou sociedade anônima, é buscada para registrar esses projetos de curto prazo, está cada vez mais usada no meio digital, quando duas ou mais pessoas criam algo no meio digital em conjunto registram isso através desse modelo de empresa.
No processo de abertura da sua empresa com certeza vai escolher alguma destas naturezas jurídicas, porque descrevemos as principais existentes. Há algumas outras que são para situações específicas.
Existem diferentes formas de tributação?
O regime tributário é importantíssima escolha no momento da abertura da empresa, basicamente há três regimes, mas pode alterar muito a forma, e valores na tributação da sua empresa. Por isso é muito importante uma análise antes de abrir a empresa, levantar todos CNAES (Atividades) para entender qual vai ser melhor para a empresa.
Vamos aos tipos de tributação, lembrando que aqui explicamos de forma resumida para você entender que tem essas opções. Se precisar de ajuda pode entrar em contato conosco vamos lhe explicar com detalhes o que é e como funciona cada um deles:
Lucro Real – Mais vantajoso para as grandes empresas, mas obrigatório para empresas que faturam acima de R$ 78 milhões no ano. O cálculo dos impostos é sobre o lucro do negócio, ou seja, Receitas menos as Despesas é igual a base de cálculo para os impostos.
Lucro Presumido – Neste tipo de tributação o governo presume o imposto e tem um alíquota pré-fixada em 13,33 a 16,33%. Neste modelo as despesas não interferem no cálculo do imposto. Através da receita é aplicado às porcentagem que citamos, estas que variam conforme o imposto sobre serviços que depende da sua prefeitura.
Simples nacional – Tipo de tributação que normalmente é mais vantajoso para o pequeno e médio empresário, lembrando que é normalmente, mas tem situações, a forma que o empresário trabalha não é o mais vantajoso, por isso a análise é muito importante. Neste há bastante variação de porcentagens, são 5 anexos com alíquotas a partir de 4% do faturamento bruto, depende da atividade e valor faturado para saber em qual tabela e a porcentagem a pagar pela empresa.
Com essas relações de natureza jurídica e tipo de tributação você consegue entender como deve ser levado a sério o momento da abertura da empresa, lembrando que é muito importante que o seu contador especializado faça antecipadamente um planejamento tributário antes de abrir empresa, definindo a natureza jurídica, tipo de tributação e também o porte da empresa ideal para o seu negócio pagando imposto adequadamente.
Essas escolhas que falamos anteriormente são antes de encaminhar qualquer coisa da empresa, agora que nós já mencionamos todas as possibilidades vamos lhe mostrar os passos de todo o processo desde o encaminhamento até o momento de ter todos os registros e alvarás da sua empresa.
O processo não é complexo, desde que não se equivoque com as informações, escolhas e também faça tudo dentro dos prazos corretos, a gente trabalha diariamente com esses processos e por isso podemos falar que uma contabilidade especializada com todo o conhecimento técnico e expertise é muito importante para evitar problemas futuros.
Constituição da sua empresa, passo a passo:
Se você está pronto para abrir sua empresa, obter orientação especializada, otimizar suas finanças, ou saber mais sobre nossos serviços, estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco hoje e dê o primeiro passo em direção a um futuro financeiro mais seguro e próspero.
Concluído o processo de abertura da empresa, você estará apto a trabalhar com a sua empresa, emitir notas fiscais, fazer compras, abrir conta pessoa jurídica, enfim está regularizado para vender ou prestar o seu serviço para pessoas físicas e para qualquer tipo de pessoa jurídica.
Qual a importância da contabilidade para a empresa no decorrer do tempo após aberto o CNPJ
Você já entendeu o processo todo da abertura do seu negócio, também conseguiu perceber o quanto um contador especializado pode lhe ajudar no processo da abertura da empresa e também através de consultorias para abrir a sua empresa.
Lembrando também que além de ser obrigatório ter um contador responsável pelos registros da empresa, é preferível que o empresário escolha uma contabilidade orientada para o seu segmento. No decorrer do tempo você vai receber ajuda no sentido de tomada de decisões que podem ser cruciais para o crescimento do seu negócio.
A empresa também é obrigada a manter a escrituração contábil e entregar várias declarações mensais para não ficar com pendências e calcular os impostos.
Agora que você entendeu todo o processo desde a abertura até a manutenção da sua empresa, clique no botão abaixo e entre em contato conosco, vamos encaminhar a abertura do seu CNPJ e lhe dar todo o auxílio necessário para decolar no mundo empresarial.
[email protected]
Telefone: 55 3431-2398
Avenida Presidente Vargas, 3346, Maria do Carmo, São Borja – RS.