PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: TODOS OS EMPRESÁRIOS DEVEM FAZER

PARA SUA EMPRESA PAGAR MENOS IMPOSTOS

O planejamento tributário é uma importante ferramenta que pode ajudar empresas independente do seu porte e atividade fazendo com que esta pague apenas os impostos devidos, ou seja, menos impostos:

Temos um grande sistema que a legislação brasileira, complexa e possui uma série de particularidades e variáveis que acabam fazendo com que grande parte das empresas paguem muito além dos impostos necessários.

Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), cada empresa brasileira precisa seguir, em média 4.626 normas tributárias, que abrigam 51.945 artigos com 121.033 parágrafos.  Pagamentos indevidos acontecem com frequência: pagar em duplicidade e pagar valores maiores que os devidos são erros mais comuns cometido pelas empresas.

Nesta complexa legislação tributária, estima-se que 95% das empresas pagam impostos indevidamente, ou seja, pagam mais do que o devido. Também indica que as empresas brasileiras gastam cerca de R$ 181 bilhões por ano apenas para acompanhar as mudanças nas leis tributárias do país.

Lhe mostramos esses dados para você entender a complexidade e custo que pode vir a ser para a sua empresa se não fazer o seu planejamento tributário. Não permita que a sua empresa esteja inclusa nesta estatística, neste momento você pode iniciar um processo de redução da tributação e o contador Marlon Ajala pode ajudar você, se estiver abrindo a sua empresa ou já registrou o seu CNPJ.

Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final ou clique em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista e entender melhor.

VAMOS ENTENDER O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

E SUA IMPORTÂNCIA PARA REDUZIR OS IMPOSTOS

O planejamento tributário tem seu conceito como qualquer outro planejamento, fazer o levantamento de informações necessário para fazer as tomadas de decisões corretas. É uma ferramenta inteligente e poderosa de gestão fiscal, capaz de auxiliar as empresas e também as pessoas físicas a organizar a sua tributação e obter a economia necessaria, pagando menos impostos e evitando problemas com a receita federal.

Como já falamos, é feito um levantamento de informações, assim para ter o planejamento tributários organizado e bem estruturado, o contador especialista deve analisar diversos fatores, vamos a eles: 

Com todas as informações em mãos, o contador especialista pode iniciar o planejamento, assim definir com precisão qual o regime tributário mais econômico para a empresa em análise, e além de definir estratégias para redução de impostos.

 

Vale lembrar que está prática de redução de impostos que tanto falamos aqui é legal, não estamos falando em estar praticando atos ilegais, e sim fazer escolhas e aproveitar ao máximo os benefícios fiscais que estão em vigor.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PREVENTIVO

Um grande passo foi dado, você entendeu o que é o planejamento tributário, e principalmente, conseguiu ver a sua relevância para uma empresa. Agora vamos entender o planejamento preventivo.

Como o nome já diz ele previne, com antecedência e calma você consegue fazer as melhores escolhas para evitar pagar impostos indevidos, também evita ter problemas com a receita federal. Essa é a situação ideal para qualquer empresário, sempre estar à frente das coisas que estão por acontecer, e o planejamento tributário deve ser levado muito a sério, principalmente no início das atividades que qualquer valor desperdiçado faz grande diferença no fluxo de caixa da empresa. 

Vale lembrar que este procedimento ou levantamento de informações pode ser feito até mesmo antes de se criar o cnpj. É feito um levantamento das mesmas informações idealizadas pelo empresário e feito simulações para integrar à sua realidade futura.

O QUE É

O QUE É

ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO

Já levantamos as características e você já entendeu o que é o planejamento tributário e toda a teoria relacionada a esta importante ferramenta. Agora é o momento de saber o que é, e quando fazer o enquadramento tributário da sua empresa!

Após aquela análise que já explicamos detalhadamente acima, a contabilidade poderá determinar o melhor enquadramento da sua empresa, onde vai pagar menos impostos.

O enquadramento na mais é do que o regime de tributação, ou seja, a forma que a sua empresa vai ser tributada. Os regimes são:

Simples Nacional: A sua solicitação deve ser na abertura da sua empresa ou no mês de janeiro de cada ano.


Lucro Presumido: De forma automática, mediante o pagamento de guias de contribuição geradas com base nos códigos de arrecadação do regime mencionado a sua base de cálculo é o seu faturamento.


Lucro Real: De forma automática, mediante o pagamento de guias de contribuição geradas com base nos códigos de arrecadação do regime mencionado. A base de cálculo é o lucro líquido.

Reforçando aqui o enquadramento fiscal vai mudar muito o custo dos impostos de uma empresa, por isso é essencial o apoio de uma contabilidade especializada, pois somente desta forma será possível tomar uma decisão assertiva e pagar apenas os tributos necessários.

Se você está pronto para abrir sua empresa, obter orientação especializada, otimizar suas finanças, ou saber mais sobre nossos serviços, estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco hoje e dê o primeiro passo em direção a um futuro financeiro mais seguro e próspero.

CONTATO

[email protected]
Telefone: 55 3431-2398

SOBRE

ONDE ESTAMOS

Avenida Presidente Vargas, 3346, Maria do Carmo, São Borja – RS.

© 2023 Marlon Ajala Contabilidade todos os direitos reservados. Desenvolvido por TRICKSTER

plugins premium WordPress